quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COMO SER FELIZ


Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egipto, com o objectivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreendido ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e repleto de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco. Onde estão os seus móveis? - Perguntou o turista. E o sábio, rapidamente, perguntou também: E onde estão os seus...? Os meus?! - Surpreendeu-se o turista - mas eu estou aqui só de passagem! Eu também... - concluiu o sábio. "A vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem de ser feliz.""O VALOR DAS COISAS NÃO ESTÁ NO TEMPO EM QUE ELAS DURAM, MAS NA INTENSIDADE COM QUE ACONTECEM. POR ISSO EXISTEM MOMENTOS INESQUECÍVEIS, COISAS INEXPLICÁVEIS E PESSOAS INCOMPARÁVEIS."

terça-feira, 23 de novembro de 2010







Plante um jardim


Plante um jardim. Faça do hoje o melhor e mais importante dia, vivendo este dia com amor. Do ontem,

guarde apenas as lembranças que possam ser úteis ao seu aprendizado..Faça do amanhã o seu projeto mais audaz...Cultive a coragem, pois o medo gera a fraqueza e o desânimo..Não seja tão exigente com seus amigos, pois eles fazem o melhor por você..

Nem seja tão temeroso quanto aos seus inimigos, eles já fizeram o máximo que podiam, contra .

Seja justo e sincero com aqueles que o cercam mas não queira ter Amigos em grande quantidade .Prefira aqueles que têm a coragem de dizer a verdade, mesmo quando esta machuca. Seja cauteloso com os seus inimigos de hoje; Procure conhecê-los um pouco mais. Algum deles pode vir a tornar-se seu amigo amanhã. No entanto, não se iluda, amigos e inimigos sempre existirão. Quanto ao seu crescimento como pessoa, esteja sempre atento e disposto às mudanças. Seja flexível, estude o seu comportamento, mude de atitude quando necessário.Não culpe o mundo pelas suas frustrações. Grande parte delas resulta de escolhas que você fez livremente.Se não for capaz de mudar suas atitudes não haverá nenhuma pessoa ou lugar que possa te fazer feliz, pois felicidade não depende apenas de fatores externos. Felicidade é a consciência e a percepção do crescimento adquirido. Se você quer colher bons frutos, seja paciente no cultivo. O teu filho provavelmente não cumprirá tuas ordens, mas certamente, seguirá teu exemplo. Não perca tempo sofrendo pelo que você não tem ou não é, valorize o que você tem. Não peça que a vida te dê as pessoas que você ama; Ame as pessoas que a vida lhe deu. A sua vida pode não ser um mar de rosas, mas é um fértil terreno a ser cultivado.


PLANTE SEU JARDIM!!! Antonio Caetano Afonso,

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entre o luar e a folhagem

Entre o luar e a folhagem.
Entre o luar e a folhagem, Entre o sossego e o arvoredo, Entre o ser noite e haver aragem, Passa um segredo. Segue-o minha alma na passagem. Tênue lembrança ou saudade, Princípio ou fim do que não foi, Não tem lugar, não tem verdade. Atrai e dói. Segue-o meu ser em liberdade.
Vazio encanto ébrio de si, Tristeza ou alegria o traz ? O que sou dele a quem sorri ? Nada é nem faz. Só de segui-lo me perdi.
Fernando Pessoa

domingo, 21 de novembro de 2010

EVANGELHO


Senhor, no silencio deste dia, venho te agradecer e pedir PAZ, SABEDORIA e FORÇA.


Hoje é a festa de CRISTO REI do Universo.


35.
A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus, dizendo: Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus!
36.
Do mesmo modo zombavam dele os soldados. Aproximavam-se dele, ofereciam-lhe vinagre e diziam:
37.
Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo.
38.
Por cima de sua cabeça pendia esta inscrição: Este é o rei dos judeus.
39.
Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós!
40.
Mas o outro o repreendeu: Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício?
41.
Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum.
42.
E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino!
43.
Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso.

sábado, 20 de novembro de 2010

Borboletas


BORBOLETAS


Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida. Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você. O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O SABER


Senhor, no silencio deste dia venho agradecer te e pedir paz, sabedoria, força.

"O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes." "Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.""Acredito nos jovens à procura de caminhos novos abrindo espaços largos na vida. Creio na superação das incertezas deste fim de século."Já está declarado e estampado nas linhas e entrelinhas deste pequeno poema,o verso; te deixará pasmo, surpreso, perplexo...eu te amo, perdoa-me, eu te amo!!!



Cora Coralina

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Receita de Paz


Receita da Paz
Ingredientes: Junte união, consciência, solidariedade, justiça, verdade, valor, consenso, cultura, educação, confiança, respeito, humildade, harmonia, credibilidade, amor, sabedoria, fé, benevolência, acordo, perdão, fraternidade, setimento, esperança, contribuição, espiritualidade, ação, mobilização, igualdade, liberdade, alternativas, compreensão, transformação, objetivo, dignidade e partilha.Como fazer? Põe tudo isso em seu coração e na sua mente. Leve ao mundo inteiro. Em seguida, retransmita tudo à humanidade a fim de que todos os povos da Terra aprendam a fazer essa receita para que a paz reine no planeta. A paz é um fruto do espírito do Senhor, o Deus da Paz, e só pode ser obtida por aqueles que estão em paz com Ele.Reginaldo Francisco de Oliveira, São Julião


Autor: Reginaldo Francisco de Oliveira.

São Julião- Pi

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TERNURA


Eu te peço perdão por te amar de repente. Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos. Das horas que passei à sombra dos teus gestos Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos Das noites que vivi acalentando Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo.Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente. E posso te dizer que o grande afeto que te deixo Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas Nem as misteriosas palavras dos véus da alma...É um sossego, uma unção,um transbordamento de carícias E só te pede que te repouses quieta, muito quieta E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar estático da aurora. Vinícius de Morais

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Rio da minha infancia


Rio da Infância
No rio da minha infância,as águas eram cristalinas e ao longo do leito tudo era verde e calmo. Pela tardinha sentia o cheiro do estio que vinha até mim. Neste encantamento o ouvia cantar de pedra em pedra, como um pequeno saltimbanco. O rio da minha infância era tranquilo, e no seu curso levava a pureza da alma, como um navegar em barco de papel, e o pão do lavrador. No rio da minha infância, ficava a olhar para ele, sentada na margem dos meus sonhos até entardecer, levava com ele as lembranças de menina. Hoje já nem parece o mesmo, acorda triste e se deita igual. Os peixes vivem nele e morrem de poluição, os pássaros cantavam na margem, mas vão imigrando para outras paragens. Onde param os morangos bravios, já não os encontro no leito, as flores amarelas nem as vejo. O silvado toma conta dele até à margem. Até a velha doninha,foi morar para outro lado, o rio não leva as águas claras e cristalinas que sempre me habituou, tudo fugiu, para longe do meu olhar, sinto pena e muita saudade desse tempo de tranquilidade.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Parabola da Verdade


Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu nome.E todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonhaou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas.Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido. - Verdade, por que estás tão abatida? - perguntou a Parábola.- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto! - Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam.Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente,por toda à parte onde passa era bem-vinda. - Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Amor da familia tudo supera

Pessoas de minha familia

Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito. Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu: - Cortar a grama do jardim: R$3,00 - Por limpar meu quarto esta semana R$1,00 - Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00 - Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia àscompras R$2,00 - Por tirar o lixo toda semana R$1,00 - Por ter um boletim com boas notas R$5,00 - Por limpar e varrer o quintal R$2,00 - TOTAL DA DIVIDA R$16,00 A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu: - Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA - Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA - Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA - Pelo medo e pelas preocupações que me esperam -NADA - Por comidas, roupas e brinquedos - NADA - Por limpar-te o nariz - NADA - CUSTO TOTAL DE MEU AMOR - NADA Quando o menino terminou de ler o que sua mãe haviaescrito tinha os olhos cheios de lágrimas. Olhou nos olhos da mãe e disse: "Eu te amo, mamãe!!!" Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letraenorme: "TOTALMENTE PAGO". Assim somos nós adultos, como crianças, querendor recompensa por boas ações que fazemos. É difícil entender que a melhor recompensa é o AMOR que vem de Deus. E para nossa sorte é GRATIS. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas! Que DEUS, abençôe todos vocês no dia de hoje (e sempre), e não devemos esquecer do AMOR universal que nos é cedido pelo PAI !

domingo, 7 de novembro de 2010

Evangelho ( Mateus 5, 1-12 )


São Mateus, 5
1.
Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2.
Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3.
Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9.
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11.
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.